Songs To Nowhere#109#Trendkill Radio#6.09.2021

Desert Mountain Tribe, de memória construir o futuro

A edição de 2017 do Reverence está quase aí. Este ano sujeita a uma mudança de local, de Valada para Santarém, traz consigo um manancial de bandas nacionais e internacionais com um espectro talvez um pouco mais abrangente dentro dos géneros musicais a que se haviam dedicado quase exclusivamente as três anteriores edições. 



Os alemães Desert Mountain Tribe estão entre as confirmações de sexta-feira dia 8 de Setembro.  Nascidos das cinzas dos promissores Young Men Dead, Philipp, Felix e Jonty construíram desde o seu início um percurso irrepreensível.
Aproveitámos o regresso do trio após terem estado em Lisboa em 2015 para trocar algumas impressões e conhecer um pouco melhor o percurso e as ideias da banda que lançou no passado mês de Abril o EP If You Don’t Know Can You Don’t Know Köln.

Isabel Maria – Podem apresentar aos nossos leitores os Desert Mountain Tribe e falar-nos um pouco do vosso percurso?
Desert Mountain Tribe – Nós neste momento estamos a aproveitar o verão inglês. O Philipp e o Felix são irmãos e conheceram o Jonty através da nossa anterior banda os Young Men Dead. O guitarrista de Young Men Dead, o Andrew, lembrou-se que tinha ouvido o Jonty cantar numa festa qualquer e perguntou se ele gostaria de se juntar à banda. Depois do fim dos Young Men Dead formámos os Desert Mountain Tribe e cá estamos nós. As ambições ou planos que tínhamos quando começámos mantém-se mais ou menos as mesmas; criar música que queiramos ouvir e que nós gostássemos de ver ao vivo.

Isabel Maria – Existe alguma história por detrás do nome da vossa banda?
Desert Mountain Tribe – Não….Nem por isso, quer dizer, pelo menos nenhuma que possamos partilhar aqui…



Isabel Maria – Como é que funciona o vosso processo de criação?
Desert Mountain Tribe – Nós nunca vamos para estúdio a dizer a dizer:”Ah estou inspiradíssimo por causa disto ou daquilo! Vamos escrever uma música sobre isto!

Isabel Maria – Durante este tempo quais foram os maiores desafios que os Desert Mountain Tribe enfrentaram?
Desert Mountain Tribe – Acho que o maior desafio é mesmo o tempo que andamos em tour. Por vezes,porque já andamos em tour há várias semanas ou há vários meses e por vezes acontecem uma série de concertos menos bons, porque foram mal organizados ou porque aparecem menos pessoas. Isso pode enervar-nos muito e deitar abaixo a nossa moral. Mas nós adoramos andar na estrada e dar concertos e os bons concertos superam completamente os menos bons.

Isabel Maria– Gostaríamos de vos felicitar pelo vosso novo EP If You Don’t Know Can You Don’t Know Köln que saiu em Abril deste ano. Porquê este nome?
Desert Mountain Tribe – Como dois terços da banda são naturais de Colónia nós temos uma ligação naturalmente muito forte com a cidade. A nossa maior influência musical de Colónia são os Can. Infelizmente a maioria dos miúdos de hoje nem sequer ouviu falar deles e a cena musical de Colónia está sobretudo associada à cena techno, que também é fantástica. O nome do disco partiu mais ou menos desta ideia. Basicamente é uma homenagem à nossa cidade natal.



Isabel Maria– Podemos esperar outro lançamento para breve?
Desert Mountain Tribe – Sim! Acabámos de gravar o nosso segundo disco. Ainda não temos data de lançamento mas estamos em crer que acontecerá no início do próximo ano.

Isabel Maria – Como encaram as mudanças que a internet trouxe ao mundo da música?
Desert Mountain Tribe – Creio que a internet trouxe uma certa força aos músicos mais independentes. Já não precisas de uma editora para lançar um disco, ou pagar um estúdio caríssimo pois consegues tecnicamente gravar um disco a partir do teu quarto. Podes usar os media e as redes sociais para promover o disco e muitas bandas tem sido bem-sucedidas a fazerem-no desta forma. No entanto, isto também faz com que se torne mais difícil sobressair pois a quantidade de bandas e lançamentos aumentou imenso nos últimos 15 anos. Obviamente isto significa que é muito mais difícil para uma banda subsistir ou viver apenas da música o que leva a que muitos músicos tenham outros trabalhos para poderem pagar as suas contas.

Isabel Maria – A música é a vossa principal ocupação ou tem outros trabalhos ou hobbies?
Desert Mountain Tribe – A música é a nossa principal ocupação mas todos nós temos outras coisas para poder subsistir e pagar as contas.



Isabel Maria – Que bandas ou músicos mais vos influenciaram?
Desert Mountain Tribe – No início fomos muito influenciados por muitas bandas como os Dead Skeletons, Brian Jonestown Massacre, Black Angels, BRMC ou Stone Roses…
Ainda os adoramos a todos mas os nossos gostos pessoais mudaram ou divergiram um pouco desde então.

Isabel Maria – Quais sãos os vossos “guilty pleasures” musicais?
Desert Mountain Tribe – Prince e Falco!

Isabel Maria– Qual foi o concerto mais memorável que deram até ao momento?
Desert Mountain Tribe – É muito difícil escolher um concerto em especial. O nosso ultimo concerto no Festival Zamba Loca, na Suíça, foi muito especial para nós. Na verdade todos os nossos concertos no leste da Europa tem sido fantásticos porque temos muita gente a ouvir a nossa musica e tem sido muito acolhedores e hospitaleiros para nós. E é claro que sempre que tocamos em Colónia é muito excitante ver todos os nossos amigos no meio do publico!!



Isabel Maria – Já conheciam ou tinham ouvido falar do Reverence antes de terem sido convidados para actuar?
Desert Mountain Tribe – Sim, já tínhamos ouvido falar bastante do Reverence!! Muitos amigos de outras bandas e também amigos de Londres que já cá estiveram. Todos nos disseram o quão fantástica e única foi a experiência, por isso estamos ansiosos por ver tudo!

Isabel Maria – Conhecem algumas das bandas que vão estar presentes… Quais nos aconselhariam a não perder?
Desert Mountain Tribe – Claro!! Conhecemos e somos amigos do grupo todo da Fuzz Club ( 10000 Russos, Dead Rabbits, Pretty Lightning, Throw Down Bones, The Underground Youth, etc). Por isso e porque sabemos o que valem aconselhamos a vê-los a todos. E também os nossos colegas de editora os Gang of Four!!! Nunca os vimos ao vivo mas estamos ansiosos!!

Isabel Maria – Quais as bandas no cartaz do Reverence que vos suscitam mais curiosidade?
Desert Mountain Tribe – Das bandas que ainda não vimos, provavelmente Mono e Gang of Four!

Isabel Maria – Qual foi a última canção que ouviram?
Desert Mountain Tribe – Na rádio acabou de passar Myléne Farmer ~ Libertine! Uma música fantástica!


Entrevista – Isabel Maria
Fotografia – Desert Mountain Tribe



Sem comentários:

Enviar um comentário