Songs To Nowhere#109#Trendkill Radio#6.09.2021

V, Fui ver o pôr-do-sol com os Wooden Shjips!

Desde Fevereiro que aguardava o lançamento do novo álbum dos californianos, oriundos de São Francisco, Wooden Shjips. Fiquei um pouco ansiosa com o primeiro single, posso mesmo dizer que à primeira audição não consegui obter a sensação que imaginara depois de esperar desde 2013 um sucessor para Back to Land...Mas como quem espera sempre alcança, o todo entende-se muito melhor e surpreende mais pela qualidade habitual do que por alguma novidade inusitada que pudesse conter.


V, Wooden Shjips, 2018

Esperava qualquer coisa mais dinâmica e com mais garra e Staring at the Sun ficou lá no meio da playlist das coisas a ter em atenção e que marco na agenda para não perder de vista, mas estava lá como lembrete, não porque tinha que a ouvir até à exaustão como ouvi Vampire Blues ou I Hear The Vibrations. 
Mas Eclipse, a primeira música de V é isso. É aquela música que me vai perseguir no loop das minhas noites acordada, ou nas minhas viagens de metro, ou aquela que, assim que tiver oportunidade vou pôr a tocar. Wooden Shjips ao seu mais alto nivél, hipnótico, rítmico e sonhador, cerca de 6 minutos e meio vertiginosos.

In The Fall é o momento de respirar depois da espiral rítmica de Eclipse. Mostra-nos o lado contemplativo dos californianos, uma música que de certa forma é orquestrada para nos proporcionar uma viagem, e se fecharmos os olhos quase que conseguimos senti-la a atravessar o nosso corpo, quer seja através da guitarra mágica de Ripley Johnson, quer seja através dos suaves sintetizadores de de Nash Whalen.


Red Line, que foi o segundo single, por seu turno parece estar entre as duas anteriores, tanto no ritmo como na distribuição de emoção mais leve e ligeira,muito embora, como alguns singles pertença àquela estranha classe do primeiro estranha-se, depois entranha-se que Fernando Pessoa atribuiu à Coca-Cola.

Already Gone, o terceiro single que saiu horas antes do álbum é uma caminhada pelas ruas ensolaradas da Califórnia que contém nos seus cerca de 4 minutos quase todo o sol dessas paragens, através da guitarrada descontraída de Ripley e da bateria suave e certeira de Omar Ahsanuddin, e que termina num fade-out relembrando um qualquer pôr de sol de verão, do qual Staring At The Sun é a continuidade certeira. Staring At The Sun é uma belíssima faixa, quando inserida no contexto de V, entre Already Gone e Golden Flower é muito mais forte que isolada.
Os seus sete minutos parecem aquelas viagens que fazemos a ver o sol desaparecer no mar no fim de um esplêndido dia de praia e sol e da qual Golden Flower é sucessora natural na história do álbum, impondo-se à medida que avança para se tornar num loop rítmico insaciavél que depois vai desaparecer suavemente para dar lugar a Ride on, que melancólica, mas ao mesmo tempo feliz, em tom de conclusão nos avisa que a viagem está a chegar ao fim.


Already Gone, V

Definitivamente o equilíbrio entre a informação que querem dar e a que efectivamente nos dão é pensado. Os singles, a capa, a forma como se mostram. Os californianos mantiveram-se completamente iguais a si próprios, nada de novo neste horizonte quente e ensolarado, é certo. Mas ao mesmo tempo todas as suas músicas tem o travo a primeira vez, não apenas porque são novas, mas porque a melodia é fresca e ao mesmo tempo quente, onde o ritmo é atravessado pela guitarra cósmica de Ripley e a sua voz nos leva a todos os sítios onde gostaríamos de ir num qualquer verão do passado, presente ou futuro.

Wooden Shjips ao vivo na KEXP em 2011

Existindo ou não continuidade entre as faixas, como se cada uma delas fosse um capítulo, um momento completamente distinto no disco, que nos consegue reportar no seu conjunto a quase todos os momentos anteriores dos Wooden Shjips, sem qualquer prejuízo do seu futuro, ao processar o álbum, sente-se a história e a vertigem construida desde Eclipse a Ride On.

Agora vamos cruzar os dedos e esperar que  nos calhe um concerto aqui neste rectângulo à beira-mar plantado.

Texto - Isabel Maria

+Info em www.woodenshjips.com 
woodenshjips.bandcamp.com




Sem comentários:

Enviar um comentário